Quem Somos

O Instituto Terrazul, Organização Não-Governamental fundado em 1997 é formado a partir de três eixos estratégicos que visam o desenvolvimento humano: Meio AmbienteCultura e Iniciação Profissional. Cada eixo temático possibilitou a instituição ao longo de dezenove anos estruturar três Centros de Formação e Capacitação. Cada Centro possibilitou o desenvolvimento de metodologias e programas, que visam subsidiar ações governamentais e da sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável.

A partir de 2004 passou a focar suas ações na área de Recursos Hídricos, sendo atualmente:

Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI);

Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação, Mobilização, Capacitação e Informação do CERHI;

Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG);

Coordenador da Câmara Técnica de Educação, Mobilização, Capacitação e Informação (CTEM / CBH BG);

Coordenador do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá (2014/2015).

Desenvolveu diversos projetos em parceria com várias administrações públicas e organizações da iniciativa privada, tais como:

PRINCIPAIS PROJETOS SOB SUA COORDENAÇÃO

Þ 2012 a 2014 – Projeto PROTEÇÃO AMBIENTAL LAGUNAR - Projeto de Proteção dos Recursos Hídricos da Baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, (Recuperação de área Degradada de Restinga e Manguezal e implantação de Programa de Educação Ambiental / Curso de Gestão Ambiental para Jovens do Ensino Médio) - Patrocínio Petrobras. Programa Petrobras Ambiental.

Þ 2011 a 2012 – Projeto RECICLA GIGÓIA - Projeto de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. Patrocínio Banco Itaú. Projeto coleta materiais recicláveis na Ilha da Gigóia, Lagoa da Tijuca duas vezes na semana, gerando a redução de 2 toneladas de lixo mensal para coleta da COMLURB. Realizou parceria com o INEA e a Cooperativa de Catadores de Lixo COOPBARRA. 

Þ 2005 a 2010 – Projeto ÁGUA EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO - Projeto de proteção aos Recursos Hídricos do Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, (Formação de Conselho Consultivo para Unidade de Conservação, Monitoramento da Qualidade da Água, Reflorestamento da Mata Atlântica e Implantação de Programa de Educação Ambiental) - Patrocínio Petrobras. Programa Petrobras Ambiental. 

Þ 2006 a 2010 – Projeto REDE ARREDORES – Desenvolvido na região do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, região onde abrigará as instalações do Complexo Olímpico Rio 2016. A Rede estruturou proposta a proteção ao Sistema Lagunar, incentivando o desenvolvimento de atividades econômicas, ambientais e sociais. Patrocínio UNIMED-Rio (Cooperativa de Assistência Médica) 

Alguns Projetos da Rede Arredores 

  • NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL – Projeto para formação de Jovens (16 a 19 anos) para produção de vídeos e programas para Tv e elaboração de mini-projetos na área de comunicação, para empresas e comunidades. 
  • NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DIGITAL - ESCOLA DE INFORMÁTICA DA ILHA DA GIGOIA -  Centro de Democratização da Informática para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Atendeu cerca de 140 alunos/ano nos seis cursos oferecidos.

Þ 2003 a 2008 – Projeto COMUNIDADE EFICIENTE – Atendimento de aproximadamente 350 comunidades de baixa renda (favelas), localizadas na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. O trabalho consistiu na elaboração de materiais didáticos, visitas domiciliares e reuniões de capacitação para o combate ao desperdício da energia elétrica e o seu uso racional. As comunidades foram capacitadas para saberem realizar o cálculo de consumo de energia em KW/hora e a capacidade de pagamento deste consumo. Patrocínio Light (Empresa de Eletrificação S.A.). 

Þ 2003 a 2004 – FORMAÇÃO DE GUIAS E MONITORES AMBIENTAIS - Projeto de Educação Ambiental para Jovens – Formação de jovens em Monitores e Guias Ambientais capacitando-os para o monitoramento de qualidade da água, destino correto de resíduos sólidos, Impactos de Atividade Turística na região do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá – Lagoa da Tijuca- RJ. – Patrocínio GTZ  - Agência de Cooperação Técnica Alemã ; 

Þ 2002 a 2003 - Consultoria Técnica para o ProGAU - Programa de Gestão Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente pela GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica) no município de Campos Mourão,PR; 

Þ 2002 a 2003 - Consultoria Técnica para o ProGAU - Programa de Gestão Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) desenvolvendo a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em três estados da Amazônia Legal – Mato Grosso, Amapá e Maranhão.

Þ 2001 a 2004 - Representante Oficial do Comitê Regional do Fórum da Agenda 21 do Município do Rio de Janeiro - Área de Planejamento 4 - AP4; 

Þ 2001 – Gerenciamento do Centro Sócio Esportivo Comendador Armindo da Fonseca  Espaço de formação de crianças, jovens e adultos nas áreas de esporte, iniciação profissional e geração de renda. Público atendido ano - 450 alunos (crianças e jovens em situação de risco);. Patrocínio Mitra Arquiepiscopal do RJ, Centro de Futebol Zico, Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro -Firjan e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Última atualização: terça, 10 Mai 2016, 21:38