Quem Somos
O Instituto Terrazul, Organização Não-Governamental fundado em 1997 é formado a partir de três eixos estratégicos que visam o desenvolvimento humano: Meio Ambiente, Cultura e Iniciação Profissional. Cada eixo temático possibilitou a instituição ao longo de dezenove anos estruturar três Centros de Formação e Capacitação. Cada Centro possibilitou o desenvolvimento de metodologias e programas, que visam subsidiar ações governamentais e da sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável.
A partir de 2004 passou a focar suas ações na área de Recursos Hídricos, sendo atualmente:
Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI);
Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação, Mobilização, Capacitação e Informação do CERHI;
Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG);
Coordenador da Câmara Técnica de Educação, Mobilização, Capacitação e Informação (CTEM / CBH BG);
Coordenador do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá (2014/2015).
Desenvolveu diversos projetos em parceria com várias administrações públicas e organizações da iniciativa privada, tais como:
PRINCIPAIS PROJETOS SOB SUA COORDENAÇÃO
Þ 2012 a 2014 – Projeto PROTEÇÃO AMBIENTAL LAGUNAR - Projeto de Proteção dos Recursos Hídricos da Baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, (Recuperação de área Degradada de Restinga e Manguezal e implantação de Programa de Educação Ambiental / Curso de Gestão Ambiental para Jovens do Ensino Médio) - Patrocínio Petrobras. Programa Petrobras Ambiental.
Þ 2011 a 2012 – Projeto RECICLA GIGÓIA - Projeto de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. Patrocínio Banco Itaú. Projeto coleta materiais recicláveis na Ilha da Gigóia, Lagoa da Tijuca duas vezes na semana, gerando a redução de 2 toneladas de lixo mensal para coleta da COMLURB. Realizou parceria com o INEA e a Cooperativa de Catadores de Lixo COOPBARRA.
Þ 2005 a 2010 – Projeto ÁGUA
Þ 2006 a 2010 – Projeto REDE ARREDORES – Desenvolvido na região do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, região onde abrigará as instalações do Complexo Olímpico Rio 2016. A Rede estruturou proposta a proteção ao Sistema Lagunar, incentivando o desenvolvimento de atividades econômicas, ambientais e sociais. Patrocínio UNIMED-Rio (Cooperativa de Assistência Médica)
Alguns Projetos da Rede Arredores
- NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL – Projeto para formação de Jovens (16 a 19 anos) para produção de vídeos e programas para Tv e elaboração de mini-projetos na área de comunicação, para empresas e comunidades.
- NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DIGITAL - ESCOLA DE INFORMÁTICA DA ILHA DA GIGOIA - Centro de Democratização da Informática para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Atendeu cerca de 140 alunos/ano nos seis cursos oferecidos.
Þ 2003 a 2008 – Projeto COMUNIDADE EFICIENTE – Atendimento de aproximadamente 350 comunidades de baixa renda (favelas), localizadas na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. O trabalho consistiu na elaboração de materiais didáticos, visitas domiciliares e reuniões de capacitação para o combate ao desperdício da energia elétrica e o seu uso racional. As comunidades foram capacitadas para saberem realizar o cálculo de consumo de energia em KW/hora e a capacidade de pagamento deste consumo. Patrocínio Light (Empresa de Eletrificação S.A.).
Þ 2003 a 2004 – FORMAÇÃO DE GUIAS E MONITORES AMBIENTAIS - Projeto de Educação Ambiental para Jovens – Formação de jovens em Monitores e Guias Ambientais capacitando-os para o monitoramento de qualidade da água, destino correto de resíduos sólidos, Impactos de Atividade Turística na região do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá – Lagoa da Tijuca- RJ. – Patrocínio GTZ - Agência de Cooperação Técnica Alemã ;
Þ 2002 a 2003 - Consultoria Técnica para o ProGAU - Programa de Gestão Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente pela GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica) no município de Campos Mourão,PR;
Þ 2002 a 2003 - Consultoria Técnica para o ProGAU - Programa de Gestão Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) desenvolvendo a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em três estados da Amazônia Legal – Mato Grosso, Amapá e Maranhão.
Þ 2001 a 2004 - Representante Oficial do Comitê Regional do Fórum da Agenda 21 do Município do Rio de Janeiro - Área de Planejamento 4 - AP4;
Þ 2001 – Gerenciamento do Centro Sócio Esportivo Comendador Armindo da Fonseca Espaço de formação de crianças, jovens e adultos nas áreas de esporte, iniciação profissional e geração de renda. Público atendido ano - 450 alunos (crianças e jovens em situação de risco);. Patrocínio Mitra Arquiepiscopal do RJ, Centro de Futebol Zico, Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro -Firjan e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.